Friday, February 11, 2011

ESCRITOR AMERICANO PESQUISA CRUELDADE DA PECUARIA E INCENTIVA VEGANISMO!


Escritor americano pesquisa crueldade da pecuária e incentiva VEGANISMOA A A


Em sua maratona de pesquisas, Jonathan Safran Foer descobriu detalhes aterradores, especialmente sobre a forma como os animais são tratados e abatidos. Notou também que a engenharia genética, diante de um desejo desenfreado de produzir animais cada vez mais suculentos, provocou deformidades substanciais em diversas espécies.

Imagem: Estufa. Meat Market: Hunting (Mercado da carne: caça), de Oscar Oiwa: agricultura animal aumenta mais o aquecimento global que poluição de carros

O ponto mais interessante de seu debate é a relação que as pessoas desenvolvem com os animais: se cães e gatos despertam compaixão, por que o mesmo não acontece com bois, galinhas e peixes? "Nenhum leitor desse livro toleraria alguém balançando uma picareta na cara de um cachorro", escreve. "Nada seria tão óbvio ou menos carente de explicação. Seria essa preocupação moralmente inaplicável aos peixes, ou nós é que somos tolos por ter essa preocupação inquestionável com os cachorros?"

O escritor também pondera que a agricultura animal contribui para o aquecimento global com mais de 40% do que todos os meios de transporte do mundo somados. Com isso, é a causa número 1 das mudanças climáticas. Nem é preciso ressaltar que Foer, a mulher e os filhos aderiram em definitivo ao vegetarianismo. A atitude, aliás, já era notada quando eles estiveram em Paraty, em 2006, convidados da Flip - no jantar em homenagem aos escritores, eles preferiram saladas a suculentos peixe e carne vermelha.

Também Oskar Schell, o talentoso menino que é o personagem principal de Extremamente Alto & Incrivelmente Perto, é descrito como vegetariano. Mesmo assim, Foer não defende seu livro como uma nova bíblia do vegetarianismo, como explica na seguinte entrevista, por telefone, de Nova York.

Como foi o processo de pesquisa?

Conversei com muitas pessoas, com amigos, estudantes, pesquisadores, fazendeiros, e praticamente todos revelavam um conhecimento muito raso sobre como são tratados os animais criados para abate. Assim, encaminhei minha pesquisa e escrevi o livro não como um panfleto favorável ao vegetarianismo, mas como uma espécie de reportagem sobre o funcionamento da indústria que são as fazendas criadoras de carne, em que, na maioria dos casos, os animais vivem enclausurados, sem contato com a luz solar e também sem tocar o solo. Animais tratados com drogas que os fazem crescer mais rápido que o normal. Por conta disso, não é possível respeitar pessoas que se dizem vegetarianas, mas comem carne só no fim de semana, ou, pior, que não querem pensar a respeito.

Você acha possível existir um balanço entre a necessidade nutricional de carne, especialmente na fase infantil, e o controle no criação de animais?

Não, porque simplesmente não necessitamos comer carne, seja qual for a idade. Comemos carne porque gostamos, não porque precisamos. Na verdade, provavelmente viveríamos melhor sem esse tipo de alimentação. Também teríamos a chance de alimentar muito mais pessoas no mundo, se abandonássemos ou, ao menos, diminuíssemos a agricultura animal.

Mas você acredita que isso realmente possa acontecer?

É uma mudança gradativa. As estatísticas mostram que aumenta o número de pessoas que comem menos carne a cada ano. Isso é animador. Outro detalhe importante é que a mídia vem noticiando mais continuamente sobre detalhes da indústria da carne, o que ajuda na divulgação.

O VEGANISMO ainda é marcado por estereótipos, como ser praticado apenas por hippies?

Sim, parece ser uma prática restrita a hippies e universitários. Mas também isso vem mudando - além de ser uma opção pessoal, o vegetarianismo provoca um consenso de que a indústria é cruel ao cultivar animais. E o bom é que a informação circula mesmo entre não vegetarianos.

Por falar nisso, o que você pensa de celebridades defenderem a causa? A atriz Natalie Portman, por exemplo, que já era vegetariana, tornou-se ainda mais radical depois de ter lido seu livro.

Bem, isso é legal. O grande trunfo do livro foi despertar discussões. Eu não pretendia provocar os amantes de carne, tampouco aumentar as fileiras vegetarianas - queria despertar a atenção das pessoas sobre a origem de sua alimentação. E atitudes como a de Natalie contribuíram para isso.

Sua experiência com a não ficção deve continuar?

Acredito que não. Essa foi uma resposta às minhas dúvidas sobre como criar meu filho. Meu terreno é a ficção. Já estou até rascunhando as primeiras linhas do meu próximo livro, mas não me pergunte, porque não adianto nada.


OUTROS DEFENSORES DOS ANIMAIS

Natalie Portman

A atriz favorita ao Oscar deste ano confessou que, depois de ler o livro de Foer, tornou-se uma vegetariana mais radical.

Paul McCartney

Tornou-se vegetariano em uma pescaria: "Percebi que a vida do peixe era tão importante para ele quanto a minha é para mim".

Brigitte Bardot

A ex-atriz protestou contra a matança de bebês focas, a caça a lobos, e o hábito de se comer cães, cavalos e outros animais. 

Fonte: Estadão

3 comments:

Unknown said...

POR INCRIVEL QUE PAREÇA...TENHO ATÉ MEDO DE VER O QUE HÁ POR TRAS DO QUE FAZEM COM OS ANIMAIS,MAS DEUS COBRA UM DIA,EU CREIO NISSO!!!

WILMINHA

Unknown said...

NAMASTE!
WILMINHA
EU ENTENDO MAS ESTA REPORTAGEM E BASTANTE ESCLARECEDORA
E PODE FICAR TRANQUILA QUE NAO MOSTRA VIDEOS OU MUITAS FOTOS APENAS FALA MAS SEM DETALHES.DA PARA LER!
A CARENCIA DE COMPAIXAO EM UM SER NAO PODEMOS NEM CULPAR-LO POIS E UM ESTADO DE COMPLETA ESCURIDAO PELA AUSENCIA DA CONSCIENCIA, A COBRANCA KARMICA SERA MAIS PARA ENSINAR A IR DESPERTANDO A CONSCIENCIA DO QUE PARA PUNIR.INFELISMENTE OU FELIZMENTE O UNIVERSO FUNCIONA DESTA MANEIRA PELO MENOS POR AQUI NO PLANETA TERRA,EU REALMENTE ACREDITO QUE NOS TODOS QUE ESTAMOS POR AQUI, FOMOS EXPULSOS DE ALGUM LUGAR PARA QUE NOS PUDESSEMOS APRENDER, E SENDO DE BARRO PUDESSEMOS NOS TRANSFORMAR EM PORCELANA.TALVEZ ALGUM DIA
POSSAMOS COMPREENDER POR QUE TEM QUE SER ASSSIM!

Unknown said...

REALMENTE E COMO VOCE DIZ NA VERDADE NAO SOMOS DESTE MUNDO MATERIAL, SOMOS ALMAS,NAO SOMOS UM CORPO VESTINDO UM ESPIRITO SOMOS UM ESPIRITO VESTINDO UM CORPO, SOMOS SERES ESPIRITUAIS A MEDITA QUE VAMOS EXPANDINDO A NOSSA CONCIENCIA VAMOS NOS SENTIDO DISCONECTADO COM ESTE PLANO FISICO PORQUE SOMOS ALMAS VIVENDO UMA EXPERIENCIA EM UM CORPO FISICO.
UMA BOA NOITE CHEIA DE MUITOS SONHOS ILUMINADOS PARA VOCE, SLEEP E TODOS DA FAMILIA!
NAMASTE!