Sunday, April 1, 2012

BENEFICIOS DA SOJA


A soja já foi considerada como a "super-luguminiosa", proporcionando inúmeros derivados alimentícios ricos em nutrientes saudáveis.
A soja apresenta proteínas de boa qualidade, minerais (cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês), vitaminas do complexo B, fibras, prebióticos e os chamados compostos fitoquímicos: isoflavonas, saponinas, fitatos, ácidos gordos essenciais (ácido linoléico e ácido alfa linolénico) e vitamina E.

Vários estudos demonstraram que o consumo de produtos derivados da soja está frequentemente associado com a redução do risco de inúmeras doenças, tais como cancro de esófago, pulmão, próstata, mama e cólon retal, doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes, mal de Alzheimer e sintomas da menopausa.

Confira todos os benefícios da soja na nossa saúde:

CoraçãoA ingestão de proteína de soja reduz a taxa do mau colesterol (LDL). As gorduras predominantes no grão são as poliinsaturadas e as monossaturadas, que não provocam obstrução de artérias.Intestino e pâncreasAs suas fibras ajudam no funcionamento do intestino e na redução dos níveis de glicose no sangue de diabéticos.

As dietas ricas em fibras e com baixos teores de gorduras saturadas, aliadas a exercícios físicos e a um estilo de vida saudável, podem auxiliar no controle da obesidade e proteger contra doenças cardiovasculares, cancro, osteoporose e diabetes.

A soja e seus derivados têm importante participação nesse quadro, pois são ricos em proteínas de alta qualidade, minerais como ferro, cálcio, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B.

São inúmeras as pesquisas realizadas pela área médica no Japão, na China, nos Estados Unidos e na Europa que comprovam cientificamente os benefícios da soja na prevenção de doenças crónicas.

ColesterolOs altos níveis de colesterol sanguíneo e do LDL-colesterol estão associados às doenças cardiovasculares, como enfarte do miocárdio e arteriosclerose.

Pesquisas da American Heart Association - AHA (Associação Americana do Coração) demonstraram que a ingestão de proteínas de soja reduzem as taxas de LDL-colesterol.

Pacientes acompanhados durante quatro semanas, por médicos da AHA, e que tiveram a adição de proteínas de soja nas suas dietas - sem outra alteração - apresentaram uma redução nos níveis de LDL-colesterol em torno de 33%.

Assim, a introdução de uma pequena quantidade de proteína de soja na dieta diária, cerca de 20g que equivalem a 50g de grãos, é suficiente para deixar o seu sangue e o seu coração em forma.

CancroOs grãos de soja contém um composto singular denominado genisteína, também chamado de fitoestrógino ou hormona vegetal, que possui uma acção estrogénica moderada, a qual atua na prevenção de cancros relacionados com o estrogénio.

Pesquisas realizadas no Japão, nos Estados Unidos e na Europa têm mostrado que a ingestão diária de alimentos à base de soja como, por exemplo, o tofu (queijo de soja), missô, natto e tempe (especialidades da cozinha oriental) reduzem os riscos de cancros da mama e de próstata em 50%.

A soja e seus derivados também possuem uma acção preventiva quanto aos cancros do cólon, recto, estômago e pulmão. Para que os tumores aumentem seu tamanho, é necessário o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos. O bloqueio desse processo é visto como uma maneira potencialmente importante para controlar o cancro. A genisteína também inibe a formação desses vasos e, consequentemente, o desenvolvimento dos tumores cancerígenos.

OssosCom o envelhecimento, a perda de cálcio tem um aumento significativo, resultando na osteoporose. Na menopausa, esse processo agrava-se com a deficiência hormonal ovariana. Devido à sua acção estrogénica, a genisteína da soja pode auxiliar a manter a estrutura óssea.

Exames de densiometria óssea comprovam que o consumo de soja retarda a osteoporose decorrente da idade, como também reduz significativamente a perda óssea total.

MenopausaO consumo diário de grãos de soja pode reduzir a tensão arterial e as ondas de calor da menopausa, anunciaram pesquisadores nos Estados Unidos.Foram acompanhadas 61 mulheres na pós-menopausa - 12 delas hipertensas e 49 com tensão normal - que serviram como seu o grupo de controle ao deixarem de consumir soja por oito semanas.Depois, passaram a receber uma porção diária de meia chávena de grãos de soja torrados e desidratados, com pouco sal, durante oito semanas.As mulheres receberam instruções para comer os grãos ao longo do dia - alguns ao pequeno-almoço, alguns no almoço, outros no jantar e mais um pouco antes de dormir. A idade média das participantes era de 53 anos - para aquelas com tensão arterial normal - e de 58 anos - para as hipertensas.A queda da tensão arterial sistólica foi uma descoberta surpreendente, parecia que mesmo as mulheres com tensão normal podem beneficiar de uma porção diária de grãos de soja.Segundo a pesquisa, a ingestão de grãos de soja ao longo do dia ajudou a reduzir as ondas de calor porque o nível de soja no corpo das mulheres foi mantido. E isso pode ter ajudado a reduzir também a tensão arterial. 

DiabetesAs fibras da soja exercem um papel importante na regularização dos níveis de glicose no sangue, pois retardam a sua absorção. Essa redução na velocidade de absorção da glicose auxilia no controle da diabetes.

Outras doençasHá evidências de que o consumo de soja tem um efeito positivo no controle de outras doenças como hipertensão, litíase (cálculos biliares) e doenças renais.

A soja pode fazer parte do nosso cardápio de diversas formas seja o próprio grão ou os seus produtos como: a farinha, o extrato, a proteína texturizada, o tofu, o grão torrado entre outros. É importante destacar que cada produto possui características distintas em relação à sua composição, o que faz toda diferença no seu efeito sobre o organismo.

A melhor forma de consumir a soja é na sua forma integral, ou seja, o grão da soja, pois ele mantém todos os seus nutrientes. O grão pode ser consumido cozido, em saladas, bolos, tortas, sopas, purés. A ingestão diária de 60g do grão (cerca de 3 colheres de sopa) é suficiente para promover seus benefícios à saúde cardiovascular.



Fonte: sojamac.com.br

No comments: