Sunday, January 9, 2011

PRIMEIROS SOCORROS PARA ANIMAIS!





AGUA DE COCO USADO COMO SORO VIA ORAL

água de coco para ele 3 veses ao dia , uns 200ml devem bastar. Mas é para dar a água de preferência gelada(pois a água de coco natural tem um gosto NAO MUITO AGRADAVEL  
PARA ELES).

.

e pode deixar ele comer normalmente(se ele sentir fome)
  • 4 anos atrás
  • Que peninha do seu cão, espero que melhore

    Você disse que já o levou ao veterinário mas, seu cãozinho ainda não melhorou? Ele pode ter sido envenenado ou até mesmo estar com alguma doença canina já que você informou que as vacinas não estão em dia.

    Se o seu cão não quiser se alimentar não insista pois toda vez que ele vomita acaba se desidratando. Procure dar soro, ou até mesmo água de coco para reidratá-lo, ok? Isto é muito importante.

    É bom pedir para o veterinário dar mais uma olhadinha no seu cão.

    Não o deixe ir na rua. Faça uma caminha bem aconchegante pra ele.

    Espero que ele melhore rapidinho.


ALGUMAS DICAS PRÁTICAS SOBRE COMO CUIDAR BEM DE UM CÃO

  

Passei pela mesma situação com meu shitzu qdo ele tinha 9 meses, ele só comia Royal Canin de Shitzu, Biscrok Jr. e Agua.

Levei imediatamente para o veterinario, apos ele ter passado um dia td sem comer (nessa idade eles sao extramamente esfomiados).
O medico logo de cara já suspeitou ser gastrite, fizemos o ultrassom para verificar se ele tinha engolido algo ou se aparecia algo estranho no estomago, por fim NADA! 
Fizemos então o exame de sangue simples, pois após descartada a hipotese da gastrite, surgiu a de ser um problema renal, por fim NADA! 
Fizemos entao um exame de sangua mais detalhado, o q nos mostraria ser problema de figado, e então NADA! 
Ficou um dia td internado tomando soro, medicamentos e injeções.

Ao traze-lo para casa cortei tds as medicações recomendadas (pois nem era certeza se o cachorro tinha algo) e optei por fazer a tentativa de lhe dar agua de coco, para voltar a hidrata-lo e chá de boldo, por causa do vomito. A reação foi instantanea... apos 2 dias ele nem aparentava ter passado por td isso, desde entao, qdo ele passa mal ou vomita, eu já lhe dou uma seringuinha de chá de boldo e qdo ele nao esta afim de comer, lhe dou agua de coco e faço um arroz com peitinho de frango apenas cozido na agua, sem sal, ou então, legumes cru (ele adora cenoura) e frutas á vontade. 

Desde então este é o unico tratamento que eu faço com ele, as vezes, quando ele vai viajar ou andar de carro eu lhe dou "Drasil", para que ele nao passe mal.
As vezes eu tenho até a impressao q ele me pede o boldo qdo nao esta bem...
Ele fica amuado... nao quer comer... eu jah faço o chá e ele vem tomar numa boa, não foje de mim igual com os outros medicamentos. 

Mas então, aqui fica a minha sujestão. 
Tente trata-lo da maneira mais saudavel possivel, evitando assim medicamentos, se todas as alternativas forem falhas, aí sim, procure um veterinario.
Espero ter ajudado! Boa sorte com o caozinho! 





http://www.ath.com.br/nossosamigos/plantas.html


http://www.google.com/url?sa=t&source=web&cd=1&sqi=2&ved=0CBkQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.greepet.vet.br%2Fflorais_bach.php&ei=looqTeOjGIiq8AbV1YGvAQ&usg=AFQjCNHdVtLbBUa5JdK5HaAbGG_q6mhgGQ&sig2=1eakn7q2P3iXoxRWbprDyw



http://www.google.com/url?sa=t&source=web&cd=7&sqi=2&ved=0CE0QFjAG&url=http%3A%2F%2Fwww.colunalegal.com.br%2F2010%2F07%2Fas-ervas-e-suas-propriedades-curativas.html&ei=npUqTYOnIoT58AaSmr3uAQ&usg=AFQjCNEWAWz66PPIGce83Jy-pGi4fEo2eA&sig2=raFL6Vl_vO4lkIbEfBB_Uw





Nos dias de hoje as palavras mais comuns no vocabulário das pessoas são: estresse, preocupação e tensão, o que resulta em dores e doenças e esse modelo de vida afeta não somente os seres humanos, mas seus animais também.
Massagem_para_c__4cd2e3234c020_90x90.jpg
Essa técnica possui registros desde a Grécia antiga e parece constituir uma sistematização de um gesto instintivo, que é visto até em animais, o ato de pressionar ou esfregar um local dolorido para ter alívio. Segundo as técnicas, a massagem teria propriedades diferentes conforme dois critérios: pressão e velocidade.
A lenta e superficial tem resultado relaxante e analgésico. Já a lenta e profunda tem um resultado desintoxicante; a rápida e profunda é nutritiva e tonificante e a rápida e superficial é excitante do sistema nervoso.
A massagem produz estimulação mecânica nos tecidos por aplicação rítmica de pressão e estiramento. A pressão comprime os tecidos moles e estimula as redes de receptores nervosos, o estiramento aplica tensão sobre os tecidos moles e também estimula as terminações nervosas receptoras. O uso destas duas forças pode, através da mudança dos vasos sanguíneos e linfáticos, afetar a circulação capilar, venosa, arterial e a circulação linfática.
O animal é obrigado a levar uma vida centrada no ser humano, sem poder ter comportamentos próprios da espécie, tornou-se um prisioneiro tendo que compartilhar o cotidiano humano: poluição sonora e ambiental, ausência de contato com a natureza, não luta pela sobrevivência e por alimento... Inserido no campo energético humano, é atingido durante as crises humanas. Ele é parceiro nas vivências emocionais do quotidiano e com isso precisa de recondicionamento físico e psíquico.
A manutenção da integridade física do animal, geralmente, é feita com base no tratamento convencional. As terapias corporais fazem parte do tratamento holístico do animal, desde que seja considerado como a soma total de seus componentes físicos e psicológicos, inclusive os efeitos de estresse mental, nutrição, atividade física e estilo de vida.
A reabilitação psicofísica do animal pode ser conseguido com a aplicação de terapias corpóreas, recuperando a função da pele como órgão sensorial e exteriorizador de emoções. Ocorre reorganização nervosa e das memórias corpóreas a nível celular. Cada célula possui sua própria inteligência.
Através do toque, da massagem, novos caminhos nervosos são ativados, estabelecendo um laço emocional positivo entre o terapeuta e o animal.
Para saber mais, visite nossos cursos online: http://www.vettherapy.com.br
     Florais de Bach: Saiba como usá-lo no seu animal de estimação




 

06/03/2009 - Animais de estimação têm sentimentos e são sensíveis como os seres humanos. Quem tem um amigo especial – seja ele um cão, gato, pássaro, coelho ou outro qualquer – sabe que algumas situações podem afetar o humor e também causar atitudes provenientes de sentimentos negativos vivenciados pelo bichinho. Para tratar os sentimentos que abalam seu melhor amigo, que tal usar um método natural, sem contraindicações? “Os Florais de Bach proporcionam tratamento para os sentimentos vividos naquele momento, seja em pessoas, animais e até em plantas”, diz Maria Aparecida das Neves, terapeuta floral e educadora formada pela Fundação Edward Bach.

Mas, como saber o que o animal está sentindo? “É preciso analisar a situação do dono e da família que cuida do bichinho para tratá-lo. Como uma esponja, o animal absorverá todo o clima da casa ou os sentimentos do dono, como tristeza e depressão. Diante do problema, ele pode ou não desenvolver comportamentos inesperados, tanto para proteger o dono e a si mesmo quanto para chamar a atenção para si”, explica Maria Aparecida.

A terapeuta floral aponta situações comuns e indica como usar os Florais de Bach originais no tratamento dos animais:

Em caso de separação do dono: O dono casou-se, viajou ou mudou-se para outra localidade e precisou deixar seu animal com a família ou mesmo com um amigo. No caso de a mudança ser temporária, ou seja, o dono voltará e continuará com o animal, é ideal ministrar o floral Chicory, que trabalhará o desapego do animal ao dono (o proprietário, inclusive, pode tomar o mesmo floral nessa situação).

Caso o dono não possa mais cuidar do animal, passando a visitá-lo com pouca frequência, os floris indicados são o Mustard e o Walnut. O uso dos dois florais associados permitirá que o sentimento de tristeza profunda dê lugar à alegria (Mustard), e também que o animal adapte-se à nova situação (Walnut).

Em caso de falecimento do dono: Quando o animal perde seu dono e, então, é doado a outra pessoa, ele pode morrer de tristeza caso não seja dada a devida atenção a sua condição. Para esse caso, o floral indicado é o Star of Bethlehem, que faz com que o animal receba o consolo que esse floral proporciona.

Falecimento de outro animal: O companheiro de brincadeiras faleceu e seu bichinho ficou só. Para combater a tristeza, dê a ele o floral Sweet Chestnut, que o ajudará a entender a situação.

Abandono: Animais abandonados pelas ruas, quando conseguem um novo dono, podem tomar o floral Willow, que trará energia positiva para afastar o passado negativo e pessimista. Se ele tiver de se adaptar ao convívio com outros animais, é importante que seja ministrado o floral Walnut, que proporcionará ajuda no processo de transição de animal sem teto.

Agressividade: Um animal que nunca foi agressivo e passa a atacar pessoas e outros animais pode estar com ciúmes do dono. Para ele, o floral indicado é o Holly, que trabalha o sentimento do amor contrariado e dos ciúmes.

Agitação: Animais extremamente agitados, irriquietos, que destroem a casa toda, andam de um lado para o outro podem ser tratados com o floral Impatiens, que ajuda a desenvolver a quietude.

Novo membro no grupo: Para que os animais aceitem um novo elemento no grupo – seja ele da mesma espécie ou não – , é importante ministrar o floral Holly, que desenvolverá a aceitação.

Mudança de situação ou ambiente: Seu animal vivia dentro de casa, mas a chegada de um bebê fez com que ele fosse colocado em outro ambiente, como uma casinha no quintal. Para que ele não sinta rejeição, dê a ele o floral será necessário tratar o ciúme de posse com floral Chicory. Para que ele aceite bem a adaptação ao novo local, Walnut.

Como ministrar os Florais de Bach Originais em seus animais

Você pode pingar quatro gotas do Floral de Bach diretamente na língua do animal, quatro vezes ao dia, ou misturar na água ou comida a mesma quantidade. É importante trocar diariamente os alimentos e a água acrescidos do floral.

É importante frisar que os Florais de Bach originais tratam sentimentos que levam a determinados comportamentos – e não doenças em si. “Por isso, os Florais de Bach não substituem medicamentos, apenas complementam o tratamento de maneira natural”, adverte Maria Aparecida das Neves.

Jornalista: Veridianna Tavares Balzano Gonçalves – MTB 48808










Pet´s Blog - Pet: doenças de verão

    Muitas pessoas cuidam de cães, mas poucas cuidam BEM dos cães. Nosso intuito aqui é dar algumas dicas práticas sobre como cuidar BEM de um cão.
           INTELIGÊNCIA E SENTIMENTOS:
           Cuidar BEM de um cão implica em, primeiramente, despir-se daquela idéia de que um cachorro é somente um cachorro e deve ser tratado como tal. Para princípio de conversa, cachorros são EXTREMAMENTE INTELIGENTES, OBSERVADORES E PERSPICAZES.
           É muito difícil enganar um cachorro com o qual se convive, porque eles aprendem a "ler" as nossas intenções e a premeditar as suas ações. Qualquer pessoa que realmente convive com um cachorro deveria prestar atenção a este fato. E a conclusão que se pode tirar disto é uma só: cachorros, além de inteligência aguçada, têm SENTIMENTOS.
           Eles ficam magoados quando são traídos, ficam tristes quando apanham, ficam felizes quando recebem carinho, ficam desconfiados quando vêem alguma coisa estranha, ficam furiosos quando alguém tenta atacar o seu dono.
           Portanto, para começo de conversa, convença-se de que CACHORROS TÊM SENTIMENTOS E INTELIGÊNCIA MUITO ACIMA DA MÉDIA. Respeite os seus sentimentos e a sua inteligência.
           FRIO, CALOR E DOR
           Se você estiver convencido de que cachorros têm sentimentos e inteligência, é evidente que vai concordar que eles também sentem FRIO, CALOR e DOR, embora em níveis um pouco diferentes dos nossos.
           Portanto, não deixe seu cachorro dormindo ao relento, no vento, na chuva, sem sequer um tapete ou um pano para protegê-lo. Principalmente no inverno. ELE SENTE FRIO!!! Arranje uma casinha, forre com um tapete e coloque alguns panos quentinhos lá dentro. Eles gostam de fazer um "ninho" com os panos, e se aquecem com isto. Quanto mais curto for o pelo do cachorro, mais frio ele sente.
           Da mesma forma, não deixe seu cachorro no sol sem opção de ir para a sombra. Não coloque a sua casinha diretamente no sol de verão. ELE SENTE CALOR!!! Quanto maior o cachorro, mais calor ele sentirá. Cachorros grandes podem ter inclusive quedas de pressão e desmaios quando estiver muito calor. Não brinque ou corra, nem leve o seu cachorro para fazer exercícios extenuantes em pleno calor de verão. ELE PODE DESMAIAR.
           Cachorros têm uma tolerância muito maior do que a nossa para a dor. Assim, se você ouvir um cachorro ganir de dor, tenha certeza de que está doendo MUITO. Para um cachorro ganir de dor, a dor que ele está sentindo é tanta que um ser humano não agüentaria sem desmaiar. Portanto, respeite e esteja alerta aos sinais de dor de seu cachorro.
           Ao mesmo tempo, não faça nada que possa trazer dor ao seu cão, porque ele só reclamará quando não agüentar mais. Coleiras muito apertadas, unhas cortadas muito rentes, feridas abertas, tudo isto causa dor. Trate o cachorro como trataria a si mesmo.
           FOME E SEDE
           Não há nada pior neste mundo do que sentir fome ou sede. Alimente o seu cachorro corretamente: filhotes até 8 meses devem ser alimentados 4 vezes por dia. Acima de 8 meses, passe para 2 vezes por dia. NUNCA dê menos de 2 refeições por dia para o seu cachorro.
           Cães que comem uma única vez ao dia, ou menos do que isso, ficam agressivos, fracos, sujeitos a doenças e com graves problemas intestinais. É MENTIRA A CRENÇA DE QUE CACHORROS MAL ALIMENTADOS CUIDAM MELHOR DA CASA. Eles entram na fase de desespero, e atacam tudo o que possa representar comida, inclusive os donos.
           Da mesma forma, cachorros com sede ficam com problemas renais graves. Cachorros (assim como todos os animais, inclusive nós) adoram água limpa. Só em último caso eles tomam água suja. Portanto, mantenha uma vasilha grande e com água sempre limpa para o seu cão. Troque a água várias vezes ao dia, mesmo que ela pareça limpa.
           COMIDA QUENTE OU GELADA
           Comida muito quente causa diarréia nos cachorros, e comida gelada causa dor de estômago. A comida deles deve estar praticamente na temperatura ambiente. No inverno, pode ser estar morna, mas nunca gelada ou muito quente.
           SAL E TEMPEROS
           Sal e temperos são verdadeiros venenos para os cachorros. Cachorros não devem comer comida de gente. Eles devem comer ração pura, ou comida especialmente preparada para eles (sem sal nem tempero), ou uma mistura das duas.
           As rações já têm a quantidade de sal necessária para o bom funcionamento do organismo canino. Não há necessidade de acrescentar sal nem tempero nas comidas feitas para os cachorros.
           Alimentação com excesso de sal ou temperos causa queda de pêlos. Um cachorro normal só perde pêlo em grande quantidade no final do inverno e entrada do verão. Qualquer outra grande perda de pêlo pode indicar que a alimentação está errada.
           A única e honrosa exceção aos temperos é o ALHO, que pode ser usado na comida dos cachorros porque é vermífugo (ajuda na eliminação dos vermes). Entretanto, não são todos os cachorros que gostam do cheiro e do gosto do alho na comida. Portanto, use com cuidado.
           Veja, na seção "Dicas: plantas medicinais", algumas plantas que podem ser úteis no tratamento de vários problemas de saúde dos cachorros. São plantas fáceis de cultivar em casa.
           DESVERMINAÇÃO PERIÓDICA
           Todo e qualquer cachorro, independente do tamanho, raça ou local onde é criado cria vermes. O período pode variar de 2 a 6 meses, mas TODOS ELES desenvolvem vermes no aparelho digestivo, e VERMES MATAM.
           Assim, uma desverminação periódica é necessária e obrigatória para a boa saúde do animal. Cachorros criados em ambientes mais limpos levam mais tempo para desenvolver vermes. Um período de 3 a 4 meses entre as aplicações dos vermífugos normalmente resolve o problema.
           Vermífugos de largo espectro devem ser comprados somente em farmácias veterinárias e custam caro. A quantidade de comprimidos a ser administrada muda conforme o peso do cachorro. Assim, se você vai pagar caro por um medicamento, faça com que ele seja eficiente. NUNCA ADMINISTRE UMA QUANTIDADE DE COMPRIMIDOS MENOR DO QUE A INDICADA, porque neste caso não servirá para nada.
           NÃO USE VERMÍFUGOS INJETÁVEIS. Qualquer erro na dose pode ser fatal, e nem todos os veterinários sabem calcular a dose correta.
           Como usar os vermífugos em comprimidos:
  • Compre a quantidade correta de comprimidos
  • Anote a data e faça com que o cachorro engula TODOS os comprimidos. Para isto, vale tudo: misturar numa carne, quebrar os comprimidos e colocar dentro de pedaços de salsicha, etc. Faça qualquer negócio com os cães, porque eles odeiam o gosto e o cheiro dos comprimidos.
  • Dentro de 15 dias, repita a dose, a fim de eliminar os vermes novos que estavam na fase de ovos quando foi administrada a primeira dose. REPETIR A DOSE É NECESSÁRIO. NÃO ACREDITE EM VERMÍFUGOS QUE SE DIZEM "DOSE ÚNICA". ISTO NÃO EXISTE.
  • Dentro de 3 a 4 meses, repita tudo de novo. Mantenha anotadas as datas para não se perder.

           Sintomas de que o cachorro está com vermes:
  • Remelas grandes nos olhos pela manhã
  • Perda de apetite
  • Vômitos sem motivo
  • Diarréias ou fezes com "gelatina" misturada
           Alguns alimentos aumentam a incidência de vermes e os fazem procriar mais rapidamente. O LEITE e a CARNE CRUA são dois exemplos. Nunca dê leite de vaca ou carne crua para cachorros. No caso do leite, a situação ainda é pior: o estômago deles não está preparado para absorver a lactose e o excesso de gordura presente no leite de vaca, e pode provocar vômitos e diarréias compulsivas.
           VÔMITOS E DIARRÉIAS
           Vômitos ou diarréias sem motivo aparente podem ser sintomas de vermes (veja o item anterior) ou sintomas de outras doenças muito mais graves (parvovirose e outras). Consulte o veterinário imediatamente em caso de vômitos e diarréias compulsivas. CACHORROS FICAM DESIDRATADOS EM QUESTÃO DE POUCAS HORAS E PODEM MORRER POR ISTO.
           Podem, também, indicar que o cachorro comeu algo que não devia: comida temperada ou com excesso de sal, leite, grama, etc.
           Todos os cachorros comem grama às vezes. Isto faz parte da sua alimentação. Eles escolhem cuidadosamente o tipo de grama que devem comer em cada situação. Se comerem demais, vomitam. Em determinadas ocasiões, o cachorro sabe instintivamente que comeu algo errado e precisa vomitar. Nesta situação, ele come grama até provocar o vômito. É normal.
           Em casos de vômitos ou diarréias compulsivas, uma das soluções imediatas é a administração de algumas gotas de "Plasil", que pode ser comprado em farmácias comuns. Use a dose recomendada para crianças. Pingue as gotas em um pedaço de pão e dê para o cão comer. E leve imediatamente ao veterinário.
           DORES MUSCULARES
           Uma vez que todos concordamos que cachorros também sentem dores, a dor muscular é uma das mais comuns. Quanto maior o cachorro, mais propenso a dores musculares, embora este problema atinja a todos de forma praticamente geral.
           Dores musculares agudas (cujos sintomas podem ser gemidos, manqueira, dificuldade de se levantar ou deitar, tremores nas patas) podem ser tratadas imediatamente com cápsulas de "Piroxicam". A dose de Piroxicam para cães é de 0,3 mg por quilo. Ou seja, para um cão de 50 kg, por exemplo, aplicar 15 mg. Já para um cão de 80 kg, aplicar 24 mg. Comprimidos de Piroxicam encontrados nas farmácias comuns têm 20 ou 40 mg. Use o que mais se aproximar. Isto alivia os sintomas das dores, mas uma avaliação mais detalhada deve ser feita por um veterinário. Não deixe o seu cão sofrendo. Leve-o ao veterinário imediatamente.
           No inverno, a incidência de dores musculares aumenta. Qualquer torção, batida ou movimento muito brusco pode causar uma dor muscular que se estenderá por vários dias. Portanto, tenha maior cuidado no inverno.
           Evite que cães de tamanhos muito diferentes brinquem juntos. É muito fácil para um Fila desconjuntar um pequeno "Salsichinha" em brincadeiras. Tenha cuidado.
           LIBERDADE DE MOVIMENTOS
           Manter um cão enclausurado é um dos piores crimes que se pode cometer com ele. Ele ficará doente, agressivo e muito triste.
           Cachorros precisam de liberdade de movimentos. Muitos tipos de dores musculares são causadas por falta de movimento (veja item anterior). NÃO MANTENHA SEU CACHORRO PRESO, NEM PERMITA QUE OUTROS OS MANTENHAM.
           ATROPELAMENTOS
           Recolha o cão imediatamente, sem manipulá-lo demais. Procure deitá-lo na mesma posição em que estava e transporte-o IMEDIATAMENTE a um veterinário competente. Ossos fraturados têm maior capacidade de recuperação quando tratados sem demora.
           NÃO SE OMITA. NÃO DEIXE UM CACHORRO ATROPELADO SOFRENDO.
           LIMPEZA DAS ORELHAS

No comments: